O Sindtifes-PA apoia a luta dos trabalhadores do meio-ambiente federal, que entraram em greve no Pará desde 24/6. Nacionalmente a greve se estabeleceu a partir de 1/7 e já atinge mais de 23 estados e o Distrito Federal.
A categoria ambiental envolve trabalhadoras e trabalhadores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
A categoria reivindica reestruturação da carreira, igualando à carreira da Agência Nacional de Águas (ANA), melhores condições de trabalho e novos concursos públicos. Esses servidores são fundamentais para o país, como somos nós, trabalhadores da educação pública.
São esses servidores que protegem nosso meio-ambiente contra as investidas do agronegócio, dos grileiros, madeireiros, garimpeiros e mineradores, setores esses que colocam o lucro acima da vida das nossas populações. Por isso, merecem todo nosso apoio!
Governo Lula judicializa para criminalizar a greve! Todo repúdio!
No dia 2/7 o governo Lula, via Advocacia Geral da União (AGU), resolveu entrar com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para declarar a greve ilegal e garantir o retorno ao trabalho de 100% dos servidores nas áreas de licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestais e emergências ambientais.
O STJ deu liminar ao governo federal e decretou multa de R$200 mil em caso de descumprimento. Uma clara tentativa de quebrar a greve pela via judicial, criminalizando o movimento, enquanto deveria negociar e atender as pautas da categoria.
Repudiamos essa medida reacionária contra o direito de greve dessa importante categoria. Chamamos a categoria técnico-administrativa a repudiar publicamente essa ação do governo e a se solidarizar com os grevistas, participando dos atos de greve que os sindicatos estão organizando por todo o Pará. Em Belém, a categoria fará um ato junto com servidores da Cultura, do Incra e da SPU na SBPC na quarta-feira (10/7), durante a mesa de meio-ambiente que contará com a presença da ministra Marina Silva. Convidamos os Taes da UFRA e UFRA a se fazerem presentes e apoiarem o movimento.
Topo apoio à greve dos trabalhadores da área ambiental!
Não à criminalização da greve!
Lula, atenda às reivindicações dos grevistas!
Comments